Por Rafaela Moreira
A Prefeitura de Campo Grande determinou que eventos e festas podem acontecer com a capacidade máxima de 120 pessoas, mediante o cumprimento das regras de biossegurança, conforme edição extra do Diário Oficial da Capital (Diogrande).
De acordo com a publicação, todos os estabelecimentos e atividades com atendimento ao público devem funcionar com lotação máxima de 40% da capacidade, incluindo templos e igrejas.
Já as festas, eventos esportivos e campeonatos de qualquer natureza devem funcionar com 40% da sua capacidade e ainda limitados ao máximo de 120 pessoas. A medida tem validade até o dia 26 de fevereiro.
O horário do toque de recolher no município também foi alterado e passa a valer das 23h às 5h. Anteriormente a restrição era estabelecida das 22h às 5h.
A nova medida acompanha a classificação do Governo do Estado, que também diminui o horário restritivo aos municípios que estão classificados com as bandeiras verde, amarela e laranja, segundo o programa Prosseguir.
De acordo com o balanço da Guarda Civil Metropolitana, 102 foram abordadas nas ruas de Campo Grande na noite de quinta-feira (11), quando fiscalizavam o cumprimento do toque de recolher.
Todas elas foram orientadas a retornar e permanecer em suas residências. A equipe, composta por 72 guardas civis, também verificou 8 estabelecimentos comerciais.
RESTRIÇÕES
Durante o período, é vedada a circulação de pessoas, salvo em razão de trabalho, serviços emergenciais, emergência médica ou urgência inadiável.
O toque de recolher não é aplicado a postos de combustíveis, farmácias e serviços de saúde, que podem funcionar em horário estabelecido no alvará de localização e funcionamento, assim como aos serviços de delivery, de coleta de resíduos e ações destinadas ao enfrentamento da Covid-19.
Shoppings podem funcionar diariamente das 10h às 22h, enquanto o varejo em geral é das 8h às 21h.
Os passes de transporte gratuito dos estudantes continuam suspensos, enquanto o dos idosos é liberado apenas das 9h às 16h.
O decreto também proíbe o compartilhamento de objetos, incluindo narguilés e tererés.