Por Gabrielle Tavares
A partir desta terça-feira (27), profissionais da saúde com mais de 50 anos podem se vacinar contra a gripe em Campo Grande.
A Campanha de Vacinação foi iniciada no dia 13 de abril e o público alvo foi ampliada pelo município hoje para este público.
Gestantes sem comorbidades e puérperas, que tiveram filho há menos de 45 dias, também já podem se vacinar. Elas foram englobadas no plano de vacinação no último final de semana.
Na primeira fase, foram imunizadas 29.227 das crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, o que representa 44,58% do público desta faixa etária.
Também foram imunizadas até agora 336 gestantes e 57 puérperas. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é que 23.112 profissionais da saúde tomem a vacina.
Indígenas devem ser os próximos a se beneficiarem com a imunização, já que englobam a primeira etapa da campanha deste ano, junto com as crianças, trabalhadores e gestantes.
Locais de imunização:
No período da manhã deste terça, 67 unidades de saúde aplicarção a vacina para todo o público aberto até agora.
Na parte da noite, entre 17h e 22h, apenas os trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais, gestantes e puérperas poderão se dirigir ao Drive-Thru Albano Franco para tomar a vacina.
Ainda hoje, serão administradas doses sem restriççoes de idade nos seguintes pontos:
- Santa Casa;
- Unimed;
- Hospital Regional;
- Hospital Universitário;
- Hospital do Pênfigo;
- Cassems;
- Clínica Campo Grande;
- El Kadri.
Restrições
Trabalhadores da saúde que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem ficar atentos ás restrições antes de se vacinar contra a gripe.
Quem se imunizou com doses do laboratório Sinovac/Butantan, a Coronavac, devem aguardar 15 dias após a aplicação da segunda dose.
Já as pessoas que receberam imunizantes do laboratório Oxford/AstraZeneca, tambpem devem esperar 15 dias após o reforço da aplicação, ou estar entre o 15º e 69º dia após a aplicação da primeira dose da vacina.