Por Glaucea Vaccari
Prefeitura de Campo Grande abriu cadastro prévio para vacinação a todas as pessoas a partir de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, nesta quinta-feira (6).
O cadastramento é apenas para identificação prévia dos públicos e não significa que as pessoas já serão vacinadas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, disse que a ferramenta é para auxílio das estratégias e abertura de novos públicos, pois permite saber quantas pessoas há em cada grupo.
“O cadastro ele serve para identificar o quantitativo de pessoas aproximado e traçar minha estratégia. Agora a partir do momento que eu vacinar as comorbidades como o PNI [Plano Nacional de Imunização] estabelece, aí eu tenho a estratégia de baixar por idade e vou precisar do cadastro do mesmo jeito”, disse.
O cadastro prévio também dá mais celeridade ao processo de vacinação e, através do sistema, é possível definir quantas doses serão necessárias para imunizar determinado público.
O grupo foi dividido nas faixas etárias de 18 e 19 anos, 20 a 24 anos e 25 a 29 anos. As demais faixas etárias já estavam e continuam com o cadastramento aberto.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar, basta entrar no site destinado para esta finalidade, o vacina.campogrande.ms.gov.br.
É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil indicado e clicar em continuar.
A pessoas deverá preencher um formulário com dados pessoais e obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.
Caso seja de um grupo específico, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).
Após o cadastro, a pessoa deve aguardar até que seja aberta a imunização para o seu grupo, que será informada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Vacinação
Nesta quinta-feira (6), vacinação está aberta para pessoas com 35 anos ou mais que tenham comorbidades; trabalhadores da educação básica e superior; assistência social e pessoas com deficiência permanente, também a partir de 35 anos, além dos trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais.
A vacinação segue também para gestantes e puérperas – mulheres com até 45 dias pós-parto.
A imunização é realizada em mais de 60 locais espalhados por Campo Grande.