A Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação(Semadesc), realiza com muita propriedade a missão de aproximar os candidatos às vagas existentes no mercado de trabalho.
O setor de Serviço Social da Fundação realiza os atendimentos de forma humanizada, visando contribuir para o bem comum da sociedade. Composto por assistentes sociais, este serviço requer sensibilidade e um reolhar diante da situação em que se encontram, seja de natureza socioeconômica, seja biopsicossocial. Efetuam a análise, a elaboração, a coordenação e a execução de planos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis para a população em geral.
O público-alvo do setor abrange prioritariamente: a PcD (Pessoa com Deficiência); o menor aprendiz (14 a 17 anos); o aprendiz (18 a 23 anos); os adultos acima de 40 anos que apresentem dificuldade de inserção no mercado de trabalho; a melhor idade (abrangida acima de 50 anos) e a terceira idade. As mulheres vítimas de violência doméstica também pertencem ao público especial, assim como os estrangeiros, refugiados, indígenas residentes na Capital, dentre outros.
A assistente social e gestora de ações do trabalho Mônica Scheller revela o empenho do setor em lidar com todos estes públicos. “A logística do serviço começa quando o trabalhador é atendido pela recepção da Intermediação de Mão-de-Obra (IMO), onde será realizado o cadastro e, caso seja o público-alvo do Serviço Social será direcionado para nós, as assistentes sociais. Já o atendimento ao Menor Aprendiz requer atenção com relação ao horário de trabalho, à ocupação ofertada, deslocamento compreendido entre residência, local de trabalho, horário e local de estudos. Torna-se inviável quando demanda muito tempo no deslocamento em transporte público. Destacamos a a responsabilidade do Governo do Estado nessa nova fase da vida dos jovens” , lembra a gestora.
Atendimento da Funtrab às Pessoas com Deficiência(PcD) – 2023
A Funtrab desempenha seu papel na inserção social, orientando empresas para que cumpram a legislação vigente sobre a necessidade de contratarem número mínimo de Pessoas com Deficiência em seus quadros.
Segundo dados sobre Pessoas com Deficiência (PcD) da BGIMO (Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO), referentes ao primeiro trimestre de 2023, foram oferecidas 3.933 vagas, sendo encaminhados 209.
Os candidatos (PcD) que queiram se inscrever às oportunidades, devem procurar o setor de Serviço Social da Funtrab, à Rua 13 de maio, 2.773, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, com laudo médico atualizado e documentos pessoais.
Ascom Governo