Por Rafaela Moreira
Encerra na próxima segunda-feira (22), as atividades dos drive-thrus localizados no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros e na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho para realização de exames RT-PCR, considerado o mais eficiente, em pacientes com suspeita de Covid-19.
De acordo com os dados do boletim epidemiológico, já foram realizados 53.535 mil testes entre RT-PCR (47.156) e testes rápidos (7.379) nos drives da Capital.
Conforme o diretor de saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na Secretaria Estadual de Saúde (SES), coronel Marcello Fraiha, houve uma redução na demanda de atendimentos e por esse motivo o drive-thru de testes será encerrado.
“Nós tivemos uma queda de 19% nos movimentos dos drives se compararmos com as primeiras semanas do mês de janeiro e no disk-covid tivemos uma redução de 34% de pessoas procurando o serviço, comparada com as primeiras semanas de janeiro, não faz sentido continuarmos com duas estratégias de testes para atender, explicou.
O drive-thru é um sistema que realiza diagnósticos (RT-PCR) para detecção da Covid-19, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS).
Segundo Fraiha, as equipes que atendem nos drives de Campo Grande, irão trabalhar nos polos de vacinação, para otimizar o atendimento.
“Temos o disk coronavírus, o município ainda tem mais 12 unidades que realizam o teste RT-PCR, tem vagas suficientes para atender toda a população, por esse motivo avaliamos que foi o momento apropriado para encerrar as atividades do drive”, destacou.
Confira a lista de unidades que realizam o teste RT-PCR:
- UBSF Nasser: Rua Antonio de Moraes Ribeiro, 939, Bairro Vila Nasser
- UBSF São Francisco: Rua Ida Baís, 19, Bairro Nova Lima
- UBSF Moreninha: Rua Anacá, 645, Bairro Moreninha III
- UBSF Tiradentes: Rua José Nogueira Vieira, 337, Bairro Tiradentes
- UBSF Parque do Sol: Avenida Evelina Selingard, 1.008, Bairro Parque do Sol
- UBS Dona Neta: Rua Cora, 100, Bairro Guanandi
- USF Nova Bahia: Avenida Nosso Senhor do Bonfim, 26, Bairro Nova Bahia
- USF Dr. Albino Coimbra Filho: Rua Terlita Garcia, 1.438, Bairro Santa Carmélia
- USF Aero Itália: Rua Rio Galheiros, 280, esquina com Rua Área Verde, Jardim Aeroporto
- UBS 26 de agosto: Rua Rui Barbosa, 4.670, Bairro São Francisco
- USF Oliveira: Rua Antônio João Escobar, 01, esquina c/ Orlandino Oliveira, Bairro Oliveira
- USF Batistão: Rua Souto Maior, 1.935, c/ Rua Peru, Jardim Batistão
Caso o paciente esteja com sintomas há mais de oito dias, ele também consegue realizar o teste rápido em qualquer uma das 72 unidades básicas de saúde de Campo Grande.
Por meio do Disk-Covid, é possível agendar exames RT-PCR para detectar a Covid-19, através do número 0800 647 0911. A ligação é gratuita e o contato vale para as macrorregiões de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
Orientações
A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus. Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.
“Qualquer sintoma, não importa sua idade, se você é uma criança ou idoso. Vá a uma unidade de saúde”, pede a secretária adjunta.