Exames oftalmológicos, físico, cardiovascular e testes rápidos (glicose), hepatite, etc) estarão disponíveis para caminhoneiros nesta segunda-feira (20), a partir das 17h30 no Posto Caravágio (próximo do Dhama).
O objetivo é dar oportunidade para os motoristas de monitorarem a saúde já que passam grande parte do ano nas estradas.
A iniciativa é da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e já faz parte das ações da Rota Bioceânica, a pedido do Governo do estado de Mato Grosso do Sul e do Itamaraty desde 2016 de formar uma tríplice hélice de inovação envolvendo Universidades, o governo e empresários.
Desde então, a UEMS coordenou os trabalhos da UNIRILA (Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana, composta por cinco universidades do Brasil, uma do Paraguai, três da Argentina e três do Chile.
Entre os estudos já realizados, o curso de medicina da UEMS, por intermédio do projeto UEMS na Rota, apontou em um levantamento inédito, que os trabalhadores mais impactados na Rota Bioceânica são os caminhoneiros. Sendo assim, o curso de Medicina da UEMS contará com médicos, enfermeiros e acadêmicos que estarão no Posto Caravágio para atender os motoristas.
Esses levantamentos são importantes para elaboração de políticas públicas ligadas a esse segmento.
A ação conta com a parceria do SETLOG/MS, SEST/SENAT, além de outros parceiros que participaram da Terceira Expedição da RILA em novembro de 2023.
*Por Ascom Setlog/MS com informações da UEMS.