Da Redação
Campo Grande não terá vacinação contra a Covid-19 neste domingo (23). A imunização será retomada na segunda-feira, apenas para aplicação da segunda dose da AstraZeneca.
Conforme a Sesau, neste domingo o município irá fazer a contagem das doses remanescentes. Desta forma, os polos de vacinação não serão abertos.
Na segunda-feira, não será aberta vacinação para novo público e a imunização será apenas para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até o dia 24 de março.
Neste ontem, a vacinação foi exclusiva para gestantes e puérperas, que são mulheres até 45 dias após o parto.
Pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca até o dia 22 de março também foram imunizadas com a segunda dose neste sábado (22).
A aplicação da segunda dose da Coronavac está paralisada e ainda não há previsão de retorno.
A Sesau destaca que apenas a pessoa que tem direito a imunização, conforme o calendário, deve comparecer ao local, para evitar aglomerações.
Caso seja preciso acompanhante, escolha apenas um da família para ser o responsável.
Segundo dados do Vacinômetro do governo do estado, até este sábado (22), foram aplicadas na capital 373.363 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 258.973 em primeira dose e 114.390 em segunda.
Com uma população estimada em 906 mil habitantes, a Capital já vacinou 28,58% de sua população com a primeira dose. Referente a dose de reforço, 12,6% campo-grandenses estão imunizados contra a Covid-19.
Cadastro
A Sesau reforça que o cadastro prévio facilita e agiliza o processo de vacinação e deve ser realizado pelo sistema de identificação, no site vacina.campogrande.ms.gov.br.
É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos.
No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.
Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.
Passo a passo
1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em “+identificar”;
2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em “Continuar”, repita até ter terminado de informar todos os dados;
3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.
Tirar dúvidas
A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.