Assessoria Setlog MS
A Rota de Integração Latino Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica, foi a pauta do 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio que aconteceu nos dias 19, 20 e 21, em Loma Plata (Boquéron) e Carmelo Peralta (Alto Paraguai), com a participação de delegações do Chile, Argentina e Brasil.
As delegações internacionais dos quatro países que fazem parte do Corredor Bioceânico levaram autoridades e empresários com o objetivo de promover a integração, o desenvolvimento sustentável e abrir novas oportunidades de negócios, além de pontuar o andamento das obras e tratativas entre os países envolvidos.
O SETLOG/MS (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de MS) foi representado pelo gerente-executivo, Dorival de Oliveira.
Segundo ele, o fórum mostrou a evolução de todo o processo de implantação desse importantíssimo corredor, não apenas para o Brasil, mas para todos os países envolvidos e apontou o que ainda é necessário para que ele esteja operacional nos próximos anos.
“Agora é imprescindível unir esforços para consolidar os processos aduaneiros que ainda não avançaram. Necessitamos de um corredor ágil, com regras claras, comum a todos os quatro países”, disse Oliveira.
Para ele, as obras estruturantes, como a construção da ponte e a pavimentação de todo o traçado naquela região, demonstram o interesse e o empenho do país vizinho em viabilizar o quanto antes esse corredor que pode mudar economicamente a região.
A iniciativa privada também tem se mobilizado para aproveitar as oportunidades, um exemplo é a instalação de uma unidade de processamento de algodão denominada Los Cabos, às margens da Picada 500, onde estão sendo iniciadas as obras de pavimentação. “As empresas estão construindo terminais logísticos, diversificando sua produção afim de utilizar ao máximo as potencialidades do corredor”, finalizou.
Por: Ascom SETLOG/MS
Foto Capa: Prefeitura Municipal de Campo Grande