Autoridades, empresários e parceiros da III Expedição da RILA (Rota de Integração Latino Americana) que sai de Campo Grande no dia 24 rumo ao Chile, receberam ontem a noite as instruções do diretor administrativo do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS), Dorival Oliveira quanto a documentação, trajeto, roteiro e agendas marcadas para os 10 dias de expedição.
O momento também reuniu a imprensa com a participação dos jornalistas que farão parte do comboio e alguns convidados.
Para Lúcio Lageman, assessor de logística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) esta expedição mostrará a viabilidade da rota. “O Governo do Estado é parceiro do setor rodoviário de carga e do comércio exterior. Através desta expedição levaremos a primeira carga de carne produzida no solo sul-mato-grossense com destino aos portos do Chile. Temos incentivado muito o uso da rota para o escoamento do que é produzido aqui, mas também para a atrair novos produtos que são produzidos no exterior e que amanhã serão introduzidos no Brasil através de Mato Grosso do Sul e remanufaturados aqui na capital, em Jardim, em Porto Murtinho, atraindo novos investimentos”, disse.
Outro parceiro deste ambicioso projeto, o Secretario da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Adelaido Vila, que fará parte do comboio, vê além de uma rota de escoamento de produção. “Quando falamos em Rila, não estamos falando somente do Corredor Bioceânico, estamos falando de outras rotas de integração que já estão em funcionamento e derrubam os muros que separam os nossos países, permitindo uma maior abertura econômica, social, cultural e visa o fortalecimento da América Latina como um grande celeiro abastecedor de alimentos para o mundo”.
Cláudio Cavol, presidente do Setlog/MS agradeceu a confiança de todos, apresentou alguns parceiros que estarão na expedição e se mostrou otimista quando ao sucesso da nova expedição. “Esta é uma das mais importantes viagens da RILA pois teremos uma carreta frigorífica levando o primeiro carregamento de Mato Grosso do Sul com proteína animal até os portos do Chile. Vai ser um verdadeiro test drive da rota bioceânica”, explicou Cavol aos mais de 70 convidados.
Ele falou também de um importante encontro agendado para o dia 29 em Iquique (Chile), o “4º Foro de los territórios subnacionales del corredor Bioceânico Capricórnio” onde estarão empresários chilenos, paraguaios, argentinos, bolivianos e mais de 600 chineses, uma oportunidade para a prospecção de novos negócios junto aos empresários sul-mato-grossenses.
Por: Assessoria RILA