O envolvimento dos consumidores na Semana do Pescado tem crescido a cada ano e despertado a consciência sobre o valor nutricional dos peixes. Encorajada pelo sucesso da campanha, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) abriu as portas do Plenário Júlio Maia, na manhã desta sexta-feira (30), para o lançamento da 21ª edição no Estado.
Entre os dias 1º e 15 de setembro, varejistas de peixes, grandes marcas, restaurantes e redes de alimentos realizam uma série de eventos, promoções e sessões de degustação. A ideia é criar um ambiente saboroso e educacional, permitindo que os consumidores se envolvam com a mensagem e façam conscientes e saudáveis.
Segundo Heitor, a campanha pretende atrair a atenção pública para a importância da boa qualidade e sustentabilidade dos produtos. “Queremos impulsionar padrões sustentáveis e responsáveis, incluindo o consumo oriundo da pesca e aquicultura”, falou. O pescado tem muito a crescer. Mato Grosso do Sul responde por 1,34% da receita brasileira com exportações de carne de tilápia e ocupa o 4° lugar no ranking nacional das exportações da carne.
Para atrair investimentos no setor, o Governo do Estado criou o Subprograma Peixe Vida, voltado para estimular os produtores a explorar de forma sustentável a atividade de produção de peixes, por meio do cadastramento de piscicultores com vistas ao benefício de incentivo fiscal. Hoje, estão cadastrados 79 produtores e credenciadas quatro indústrias credenciadas.
Além de saudável, a carne do peixe é nutritiva e pouco calórica. “Fonte de diversos nutrientes, como as vitaminas do complexo B, de minerais, como o cálcio e o zinco, e outros componentes, como o iodo, o ácido fólico e o ômega 3”, acrescentou a professora. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo dessa proteína seja regular e de no mínimo 250 gramas semanais, divididas em duas refeições.
Por: Heloíse Gimenes Foto: Wagner Guimarães