Ação social ofereceu cerca de 30 serviços de graça para a população e contou com participação de mais de 80 voluntários.
Mais de 800 pessoas, de diferentes bairros de Campo Grande, foram atendidas no PROSPERA 2023. O evento, realizado no último sábado (19), reuniu cerca de 30 serviços oferecidos de graça à população, no Parque Tarsila do Amaral, região Norte da Capital. Uma ação social que contou com mais de 80 voluntários da concessionária, além de parceiros.
“Eu fiz massagem, fiz exames, passei por consulta com a nutricionista, foi bem rápido e fui muito bem atendida”, comentou a cuidadora de idosos, Maria Tereza Toledo.
A técnica de enfermagem, Adineiva Bonfim de Souza, levou o filho João Lucas, de 1 ano e 9 meses para um dia de lazer e acabou se cadastrando para ter desconto nas contas de água e energia. “Eu não sabia se eu tinha direito, mas consegui fazer o cadastro, agora é torcer para ser aprovada, porque eu preciso muito”, comemorou.
A dona de casa Gleice Kelly Ferreira Vieira foi uma das 49 pessoas que passaram por consultas com dentista, oferecidas graças a uma parceria da Águas Guariroba com o Sesi/ Senai. “Eu fiz massagem e consegui uma consulta com a dentista. Fazia mais de cinco anos que eu estava tentando fazer limpeza, ver como estavam meus dentes. Para mim foi muito bom”, disse.
A iniciativa nacional também promoveu ações voltadas a empregabilidade de adultos e jovens, por meio de orientações básicas para quem busca o primeiro emprego.
Somente da comunidade indígena Novo Dia, foram atendidas 36 pessoas, entre adultos e crianças. “Nós fomos muito bem recebidos pelos voluntários, as crianças se divertiram muito, todo mundo atendeu muito bem. Então, mais uma vez eu quero deixar minha gratidão”, afirmou o cacique Josivaldo Delfino.
Além disso, houve a distribuição de 300 mudas de árvores e 1.200 de hortaliças, entre alface, tomate, coentro, salsinha e cebolinha, uma parceria da concessionária com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
“Eu achei ótimo, maravilhoso. Passei pela nutricionista e agora estou levando minha mudinha de alface. Para mim, foi um presente”, comentou Udelina Gonçalves da Silva, moradora do bairro Tarsila do Amaral, que esteve no evento com a família.
Compromisso com a vida
Com mais de 80 colaboradores atuando durante o PROSPERA, o Programa Voluntariado teve grande participação para levar os atendimentos aos moradores da região do Nova Lima no sábado. Colaboradores da Águas Guariroba montaram uma força-tarefa para auxiliar nos diversos serviços disponibilizados para a população.
Desde os atendimentos iniciais, com recepção aos visitantes e a direcionamento a serviços, os voluntários tiveram participação fundamental durante as ações. Para os colaboradores, a participação no Voluntariado é uma experiência única, em especial por estar próximo da população auxiliando e acompanhando cada atendimento.
Para o assistente de Responsabilidade Social, Leandro Inácio do Nascimento levar os serviços de cidadania aos moradores de uma região carente é uma grande satisfação, principalmente por acompanhar de perto a rotina de cada morador.
“Para mim é de grande alegria participar do projeto eu como participo do social vejo de frente como é a situação de cada família daqui da região do Tarsila que é uma região carente. Esse projeto vem para trazer negociações facilitadas e tem uma adesão muito grande. É uma grande emoção é uma alegria fazer parte doando nosso tempo que traz uma felicidade e emoção.”
A operadora de Call Center, Yris Ferraz de Araújo, participa do Voluntariado desde as primeiras ações e destaca o sentimento de realização ao ver a felicidades de cada morador ao ser atendido.
“Para mim está sendo muito importante participar de uma ação como esta. Poder ajudar as pessoas mais carentes através do apoio e suporte e vê-las saindo felizes com a nossa ajuda é muito gratificante. Faço isso desde as primeiras ações e não tem preço ver como as pessoas ficam felizes. Minha primeira participação no Voluntariado foi no Dia das Crianças e desde então não parei, e o sentimento é muito bom, em ver em cada pessoa a satisfação e felicidade de ter sido bem atendida”
Integrante do Programa de Trainees da AEGEA, Antônio Henrique Fernando Rodrigues, também destacou o privilégio em levar diversos atendimentos aos moradores do Tarsila do Amaral e testemunhar a felicidade de cada morador atendido.
“É um grande privilégio e uma oportunidade de ver nosso trabalho sendo entregue à população, vendo o sorriso nos rostos delas não tem preço. Venho de uma experiência profissional em contabilidade e quando o social me trouxe o desafio de trazer uma frente de trabalho para a população da região não pensei duas vezes. É uma chance de compartilhar as minhas experiências e que podem ajudar a enriquecer esta comunidade. Tudo isso faz parte da filosofia da empresa levar este suporte até a população, sendo o nosso objetivo ser um agente de dignidade, disse.
Um movimento pelo cuidado com a vida
Além de Campo Grande, o evento também foi realizado em Barra do Garças (MT), Crato (CE), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC). O sistema SESI/SENAI é parceiro da AEGEA nas cidades, assim como a empresa Marsh.
Presente em 489 municípios e 13 estados de Norte ao Sul do Brasil, a Aegea tem 13 anos de atuação por meio de suas concessionárias, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas. Como líder no setor, a companhia tem como compromisso fornecer serviços de qualidade e promover o bem-estar das comunidades onde atua. Além de suas responsabilidades operacionais, a empresa desempenha um papel ativo no respeito às pessoas, ao meio ambiente, desenvolvendo iniciativas que promovam vidas mais dignas e saudáveis.
Por Assessoria