Com os decretos, os municípios ficam autorizados a contratar serviços de reparos sem necessidade de licitação.
Subiu para 21 o número de municípios em situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul nas últimas semanas. As cidades com emergência decretada são:
- Amambai
- Antônio João
- Bela Vista
- Bonito
- Caracol
- Corguinho
- Deodápolis
- Eldorado
- Iguatemi
- Japorã
- Jardim
- Jutí
- Miranda
- Naviraí
- Nioaque
- Paranhos
- Pedro Gomes
- Ponta Porã
- Porto Murtinho
- Ribas do Rio Pardo
- Sete Quedas
As fortes chuvas das últimas semanas causaram diversos transtornos na região, deixando estradas vicinais intransitáveis e prejudicando o escoamento da produção. Infelizmente, a situação também afetou o acesso à educação, com a suspensão das aulas em escolas da zona rural de Porto Murtinho e desabrigando famílias em Bela Vista.
A cidade de Bonito tem sido uma das que entrou na lista, tendo registrado um volume de chuvas de 729,5 mm em janeiro e fevereiro, 121% superior à média histórica para esse período. A Defesa Civil vem alertando a população para os riscos de enchentes e chuvas, recomendando que ribeirinhos e turistas deixem áreas de risco ao perceberem a ocorrência de chuvas intensas.
Diante dessa situação crítica, os municípios afetados têm decretado estado de emergência, permitindo a inscrição de serviços de socorros sem a necessidade de licitação e facilitando a captação de recursos para mitigar os impactos das chuvas na região.
Da Redação