Mulheres que querem empreender por meio de uma técnica japonesa no cultivo de plantas terão na próxima quarta-feira (8), dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a oportunidade de aprender uma nova habilidade para o trabalho.
A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece essa oportunidade com a oficina de Kokedamas, às 14 horas, na sede da Funtrab da Capital, a Casa do Trabalhador. A Funtrab é vinculada à Semadesc (Secretaria e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Kokedama é uma técnica japonesa de arranjos suspensos, que consiste em uma planta envolvida em uma bola de musgo, pois koke significa “musgo”, e dama “bola”, um formato para levitar, por isso deve ser pendurado em ambientes internos, esse formato de arranjo floral atravessa séculos e tem aceitação no mercado, o que facilita a comercialização.
A oficina será ministrada pela especialista em Kokedamas, Mary Souza, com um currículo extenso, além dessa técnica, também ensina como cultivar orquídeas e outras técnicas.
O diretor-presidente da Funtrab, Marco Aurélio Santullo, ressalta a importância do papel da mulher na sociedade. “Sabemos a força que elas têm, como mães, companheiras, trabalhadoras, todas têm suas peculiaridades e são especiais, esta data não poderia passar em branco, como Fundação do Trabalho temos que oportunizar caminhos que possibilitem geração de renda às trabalhadoras. Após o aprendizado será possível a confecção dos arranjos florais, com o avanço das mídias sociais poderão ser comercializados facilmente”, ressaltou Santullo.
As interessadas podem comparecer na Funtrab, às 14h, na rua 13 de Maio, 2.773, no Centro – entre as ruas Cândido Mariano e Dom Aquino.
Comunicação Funtrab
Foto de capa: Álvaro Rezende
Foto interna: Funtrab/Divulgação