Durante os dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, a capital sedia o XX Seminário Regional dos Peritos Oficiais de MS. Na programação, serão ministrados minicursos de Análise de Manchas de Sangue pela Perita Oficial (SP) Keila Aparecida de Almeida e curso de Fotografia Forense com Aline Colosso – Fotógrafa Pericial (SP).
No dia 2 de dezembro, último dia do evento, a abertura será realizada pela Orquestra Filarmônica Jovem Emanuel, composta por crianças e jovens da periferia de Campo Grande. O projeto faz parte da ONG Fraternidade sem Fronteiras.
Na programação, várias palestras por renomados peritos do Brasil abordarão a importância da polícia científica na resolução dos mais diversos tipos de crimes.
Uma das palestras de destaque será a Reprodução Simulada e análise do caso Matsunaga, pelo Perito Criminal (SP) Ricardo Salada, que foi o responsável pelos trabalhos de investigação realizado na época do crime. O caso, de grande repercussão, completou 10 anos em maio deste ano. O empresário e herdeiro da empresa Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, foi morto pela própria esposa, sendo o corpo colocado em sacos plásticos e descartado na região Metropolitana de São Paulo. O trabalho pericial foi essencial para a elucidação do crime.
Na sequência, haverá ainda uma palestra sobre Sexologia Forense ministrada por Guido Vieira Gomes – Perito Médico Legista do IMOL de Dourados/MS.
Com o aumento dos casos de feminicídio, o seminário contará com uma mesa redonda sobre Perícia e a evolução das leis na violência de gênero. A Moderadora será Karina Rébula Laitart, Perita Criminal/MS e as debatedoras serão Beatriz Figueiredo (Perita Criminal/DF); Elaine Cristina Ishiki Benicasa (Delegada /DEAM/MS) e Suele Penze – Assistente Social da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande/MS.
Acompanhando a evolução de crimes, na sequência de palestras, a Intoxicação de cães por Etilenoglicol/ A ameaça das drogas sintéticas no MS será ministrada por Evandro Pedão, Perito Criminal/MS.
Prosseguindo, haverá a palestra sobre fotogrametria à mídia 360º: o tour virtual e a imersão do observador no laudo pericial pelo Perito Criminal/SC, Odicsan Penna.
Para finalizar um dos mais importantes encontros de peritos oficiais do Centro Oeste, serão abordados casos de feminicídio pela Perita Criminal do DF, Beatriz Figueiredo.
O evento que está em sua XX edição é realizado pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de MS (SINPOF/MS) e tem como objetivo oferecer capacitação aos peritos oficiais, trazendo o que há de mais moderno para a Criminalística. Segundo o estudo “Onde mora a impunidade”, publicado pelo Instituto Sou da Paz em agosto deste ano, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior taxa de resolução de homicídios em todo Brasil, com 86% dos crimes considerados resolvidos, ficando atrás apenas de Rondônia (90%).
O seminário técnico científico faz parte das comemorações do Dia do Perito Oficial Forense, instituído em lei estadual, no dia 4 de dezembro.
Assecom | Texto/Fotos: Suki Ozaki