Principal endereço de turistas no Estado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é uma das primeiras do Estado a ter o esgotamento sanitário universalizado. Na cidade, além das belezas naturais, o turista encontra uma infraestrutura modelo de saneamento básico.
Poucas cidades do Brasil tem essa posição, que só foi possível de ser alcançada com investimento em obras, trabalho e planejamento.
Não é à toa que a Sanesul, presidida por Walter Carneiro Júnior, é referência nacional.
Com a parceria entre o Governo do Estado do MS e a Sanesul, que coordenam juntos os projetos de saneamento do Estado, Bonito é um exemplo de que é possível atingir os melhores índices de cobertura de saneamento preservando o meio ambiente.
O Sistema de esgotamento sanitário responsável pela coleta e o tratamento do esgoto doméstico dos imóveis na cidade é uma referência. Bonito possui uma rede de esgotamento sanitário que compreende todo o perímetro urbano, atendendo toda a cidade.
Há dias, o gerente de projetos da Embratur Rodolfo Nogueira, e prefeito municipal Josmail Rodrigues visitaram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Bonito que, dentre as ETEs da Sanesul, é a que apresenta maior eficiência na remoção de Carga Orgânica (DBO), superior a 90%.