Por Beatriz Magalhães
Mato Grosso do Sul é duplo ouro em Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 2021.
As duas medalhas foram conquistadas no lançamento de dardo.
Além das medalhas, o Estado uma vaga direta aos Campeonatos Pan-Americanos de Atletismo Sub-20, que será realizado no Chile e lidera o ranking nacional da classe.
A competição foi realizada neste fim de semana, de 21 a 23 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).
A delegação sul-mato-grossense, formada pela Federação Estadual de Atletismo (FAMS), foi composta por 13 atletas de clubes de Amambaí, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
As duas medalhas de ouro foram conquistadas pelo Yuri Moreira Benites, 16 anos e Bruna Vieira de Jesus, representando a Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), que confirmou a vaga direta à competição internacional.
Yuri Benites foi ouro no primeiro Brasileiro Sub-20, o jovem assegurou a liderança do ranking nacional sub-20 e ficou a 1,22 metro de atingir o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para ir direto aos Campeonatos Pan-Americanos de Atletismo da categoria, que acontecerá de 16 a 18 de julho deste ano, em Santiago, no Chile.
Já Bruna Vieira, foi ouro ao lançar o dardo, em sua última tentativa, a 48,57 metros na tarde deste domingo (23), faturando o ouro. O índice necessário ao Pan (46,12m) foi ultrapassado com sobra.
A competição nacional ainda teve a participação dos sul-mato-grossenses Ana Laura Pereira Cordeiro, André Luis Duarte Olmedo, Ariel Aldana Escobar, Camila Ines Cardoso Ramos, Daniel Ovelar Pizarro, Elias Alves Camargo, Isabelly Gonçalves Rodrigues e João Gabriel Ortiz dos Santos Benites.
Também participaram os atletas Matheus Alexsandre Vieira Martines e Mauro da Silva Moris. Os atletas tiveram comando técnico de Domingos Carvalho, Eder Vaz, Fredy Miranda, Miller Borvão e Reynaldo Abrão.
Pandemia
O evento em Bragança Paulista (SP), organizado pela CBAt, não teve a presença de público devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Todos os participantes passaram por aferição da temperatura corporal antes da entrada no complexo esportivo e por teste de Covid-19.
O uso de máscaras foi obrigatório, com a disponibilidade de álcool em gel, limpeza de implementos, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, distanciamento entre os treinadores no momento das provas de seus atletas, entre outros procedimentos.
Ao todo, o torneio reuniu cerca de 650 atletas de 123 clubes, de 22 estados e do Distrito Federal.