Por Naiara Camargo
Pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronavac-Sinovac-Butantan até o dia 24 de março podem receber a dose de reforço nesta sexta-feira (14) em Campo Grande.
A vacinação ocorre em 49 postos de imunização espalhados pelas seis regiões da Capital. Nas unidades de saúde acontece das 13h às 16h45 e, em drive-thrus e polo Guanandizão, ocorre das 13h às 22h.
É necessário levar comprovante de recebimento da primeira dose e documento oficial com foto. O uso de máscara é obrigatório no momento de aplicação da vacina.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), não serão aceitas pessoas fora desse grupo.
A espera pela dose de reforço da Coronavac chega a 45 dias para algumas pessoas. O atraso se deve à contratempos na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan.
Ao Correio do Estado, a SESAU afirma que aproximadamente 40 mil pessoas aguardam pela dose de reforço da Coronavac em Campo Grande.
O Ministério da Saúde orienta que a população tome a segunda dose mesmo atrasada para completar o esquema vacinal e garantir a proteção adequada contra a Covid-19.
O infectologista André Barbosa explica ao Correio do Estado que o atraso na aplicação da segunda dose não traz riscos à saúde da população e não diminui a eficácia da vacina.
“Não existe um prazo determinado, é possível receber a segunda dose depois de uma semana, 12 dias, 15 dias, a proteção não vai mudar, será exatamente a mesma e a pessoa será imunizada”.
Mato Grosso do Sul recebeu o vigésimo primeiro lote com 50,9 mil doses de vacina contra Covid-19, sendo 26,4 mil da Coronavac e 24,5 mil da AstraZeneca, nesta quinta-feira (13).
Todas os imunizantes da Coronavac serão destinados à aplicação da segunda dose. Não haverá primeira aplicação.
Pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca-Oxford até 14 de março, também recebem a dose de reforço nesta sexta.
A vacinação ocorre somente nos drive-thrus Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems, polo de vacinação Guanandizão e Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG). Confira os horários de cada local de vacinação aqui.
Vacinômetro
A plataforma disponibilizada pela SES divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.
As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dose 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.
Segundo dados da ferramenta, 888.149 doses já foram aplicadas no Estado e 22,97% da população sul-mato-grossense está vacinada.
Mato Grosso do Sul é o segundo Estado que mais vacinou no Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, de acordo com dados das secretarias estaduais de saúde das 27 unidades federativas.
Na Capital, 324.013 doses já foram aplicadas, sendo 245.631 da primeira e 78.382 da segunda. Com isso, 27,11% da população campo-grandense está vacinada.
Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital. Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.