Da Redação
A vacinação contra a Covid-19 realizada nesta quarta-feira (28), em Campo Grande será feita para repescagem de pessoas com 59 anos ou mais.
A imunização será exclusiva para este público, com atendimento somente no Seleta, localizado na rua Dolor de Andrade, 270, Centro, das 07h30 às 17h.
Sem previsão de novas doses, Campo Grande deve pausar a imunização contra a Covid-19 a partir de quinta-feira (29).
Nesta terça-feira (27), 2.572 campo-grandenses foram vacinados. Até o momento, Campo Grande aplicou a primeira dose em 177.866 pessoas e 67.052 receberam a segunda dose.
Com isso, 19,63% da população campo-grandense está vacinada.
Durante uma live, o secretário de estado de Saúde, Geraldo Rezende, informou que o Estado não tem previsão de novo lote dos imunizantes já utilizados, que são a Coronavac e AstraZeneca.
Desse modo, a campanha de imunização contra o Coronavírus deve ser paralisada até que novo lote chegue à secretaria.
A orientação é para que as pessoas fiquem atentas ao calendário de imunização e compareçam ao ponto de imunização munidas de um documento de identificação. Quem for tomar a segunda dose, deve apresentar comprovante de recebimento da primeira.
Caso o paciente não tenha o impresso, é possível ter acesso a carteirinha de vacinação digital, através do site: vacina.campogrande.ms.gov.br.
Cadastro de vacinação
A Sesau reforça ainda que para facilitar o atendimento no ato da vacinação, o paciente deve realizar o cadastro no sistema de identificação, aqui. É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos. No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.
Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.
PASSO A PASSO:
1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em “+identificar”;
2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em “Continuar”, repita até ter terminado de informar todos os dados;
3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.
Whatsapp para dúvidas
A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.
Vacinômetro
A plataforma disponibiliza em tempo real qual é a situação no processo de imunização em cada município do Estado.
As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dos 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.
Segundo dados da ferramenta, 637.058 doses já foram aplicadas no Estado.
Profissionais da educação e pessoas de 55 à 59 anos
Está liberado o cadastramento de trabalhadores da educação e pessoas acima de 55 anos no sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19.
Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), se classificam dentro do público de “trabalhadores da educação”, todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.
A vacinação deste público ainda não tem data definida.