Da Redação
A Prefeitura de Campo Grande vacinará nesta terça-feira (27), pessoas com 59 anos ou mais e fará a repescagem de trabalhadores da Saúde com idade de 35 anos ou mais.
A imunização será exclusiva para estes públicos, com atendimento somente no período da tarde, em 20 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos do município, que estarão abertos a partir de 13h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), esses grupos poderam se vacinar nos drives-thru do Parque Ayrton Senna e no da Cassems, na Via Parque.
Em todos esses lugares o atendimento será das 07h30 às 17h. No Seleta, localizada na Rua Dolor Ferreira de Andrade, 270, Centro, a vacinação ocorrerá das 07h30 às 17h.
As pessoas podem procurar as unidades de saúde que oferecem esse atendimento, são elas: na região do Prosa será na USF Mata do Jacinto e USF Nova Bahia; no Segredo UBS Coronel Antonino, USF Paradiso e USF AZALÉIA; no Imbirussu será na USF Albino Coimbra, USF Serradinho, UBS Lar do Trabalhador e USF Silvia Regina; no Bandeira na UBS Carlota, UBS Universitário, USF Moreninha; já no Lagoa será na UBS Buriti e USF Coophavila; e no Anhanduizinho nas UBS Jockey Club, USF Anhanduí, UBS Dona Neta. O horário também será das 13h às 17h.
Já no Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) o atendimento para a vacinação terá horário diferenciado, terminando meia hora antes dos outros locais de imunização, sendo assim, o atendimento será das 13h às 16h30.
Nesta segunda-feira (26), três mil doses foram disponibilizadas para a vacinação em Campo Grande, 2.630 pessoas foram vacinadas hoje.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) toda semana o Ministério da Saúde enviará uma remessa de imunizantes aos Estados.
A SES informou que entre quinta e domingo o Estado deverá receber as novas doses que serão divididas entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, dando continuidade ao plano de imunização.
A Capital sul-mato-grossense já aplicou 239.694 doses, sendo 175.479 da primeira e 66.837 da segunda até a manhã desta segunda-feira (26).
Com isso, 19,36% da população campo-grandense está vacinada.
Em MS, 670.940 doses já foram aplicadas no Estado e 16,58% da população sul-mato-grossense está vacinada de acordo com o vacinometro, ferramenta do Portal Mais Saúde.
A orientação é para que as pessoas fiquem atentas ao calendário de imunização e compareçam ao ponto de imunização munidas de um documento de identificação. Quem for tomar a segunda dose, deve apresentar comprovante de recebimento da primeira.
Caso o paciente não tenha o impresso, é possível ter acesso a carteirinha de vacinação digital, através do site: vacina.campogrande.ms.gov.br.
Cadastro de vacinação
A Sesau reforça ainda que para facilitar o atendimento no ato da vacinação, o paciente deve realizar o cadastro no sistema de identificação, aqui. É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos. No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.
Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.
PASSO A PASSO:
1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em “+identificar”;
2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em “Continuar”, repita até ter terminado de informar todos os dados;
3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.
Whatsapp para dúvidas
A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.
Vacinômetro
A plataforma disponibiliza em tempo real qual é a situação no processo de imunização em cada município do Estado.
As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dos 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.
Segundo dados da ferramenta, 637.058 doses já foram aplicadas no Estado.
Profissionais da educação e pessoas de 55 à 59 anos
Está liberado o cadastramento de trabalhadores da educação e pessoas acima de 55 anos no sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19.
Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), se classificam dentro do público de “trabalhadores da educação”, todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.