Por Naiara Camargo
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) suspendeu, por 14 dias, o atendimento presencial. Serviços voltam normalmente em 29 de março.
A medida foi tomada por conta do aumento na taxa de contágio, internações, óbitos, casos e surgimento de variações do coronavírus, tendo em vista que a redução do grupo de pessoas dentro de órgãos públicos é urgente.
Fiscalizações em postos de gasolina também foram suspensas por conta da situação crítica da pandemia. Além disso, um fiscal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) testou positivo para Covd-19.
O objetivo é preservar a vida e saúde dos servidores do órgão, além de proteger a população.
Ao Correio do Estado, o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, disse que primeiro quer proteger consumidores e servidores para depois pensar nas relações de consumo. “Mas isso não quer dizer que o Procon parou, ao contrário, nós temos vários canais de comunicação”, complementa.
Serão mantidos atendimentos no site, pelo disque denúncia 151, pelo número (67)99158-0888 e pelo aplicativo MS Digital.
Denúncias pelo app
O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.
É fácil e rápido: basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
Com a inovação tecnológica, é possível evitar aglomerações desnecessárias nos postos do Procon e conter o contágio do novo coronavírus; além de evitar que o cidadão saia de casa sem necessidade.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado; consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos, sem sair de casa.
A ferramenta ocupa só 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
Panorama da Covid-19 em 17 de março de 2021
Mato Grosso do Sul contabiliza 42 novos óbitos e 1.447 casos de ontem para hoje. Com isso, já tem 197.541 diagnósticos positivos e 3.709 óbitos, desde o início da pandemia.
De ontem para hoje, Campo Grande registrou 400 novos casos; Três Lagoas 198; Naviraí 84; Sidrolândia 48; Dourados 89; Corumbá 50; Eldorado 45; Ponta Porã 42; entre outros municípios.
Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Costa Rica, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Água Clara, Angélica, Aquidauana, Cassilândia, Chapadão do Sul, Itaquiraí, Ladário, Maracaju, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Três Lagoas são as cidades do Estado que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.
Já são 11.603.535 brasileiros infectados pelo vírus e 282.127 óbitos. Em um dia, o país registrou 83.926 novos casos e 2.841 óbitos em 24 horas. Recuperados totalizam em 10.261.154. Os dados são do Ministério da Saúde.