Por Gabrielle Tavares
Barreiras sanitárias voltaram a funcionar em Campo Grande na manhã desta quinta-feira (11) nas saídas para Cuiabá, Três Lagoas, Sidrolândia e São Paulo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cerca de 200 profissionais estão trabalhando nos locais. Quem passar pelo local receberá orientações, terá temperatura aferida, além do veículo desinfetado.
Testes de detecção da Covid-19 também estão sendo realizados, mas a Sesau informou que objetivo maior do trabalho é fazer a orientação e controle de quem entra no município. “Caso a pessoa apresente ou relate sintomas, ela será orientada a procurar um serviço de saúde mais próximo para buscar atendimento”.
Os pontos voltam como medida de prevenção para conter o avanço do coronavírus, na Capital e Estado. A principal preocupação das autoridades é em relação a ocupação de leitos, que vem batendo recorde de internações todos os dias no Estado.
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande esteve em 106% na quarta-feira (10). O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) apresentou mais de 100% de lotação e pacientes já precisam de ventilação manual (ambú) para respirar.
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de ontem, são 754 pessoas hospitalizadas, sendo 419 em leitos clínicos (275 público; 144 privado) e 335 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (253 público; 82 privado). Na terça-feira (9), eram 725 pessoas internadas.
As barreiras foram ativadas pela primeira vez no dia 26 de maio de 2020, e voltam a funcionar 8 meses depois da desativação, que ocorreu no dia 6 de julho do ano passado.
Só último mês de funcionamento registrou mais de 66 mil veículos e 131 mil pessoas abordadas. De 486 pessoas que apresentarem ou relataram sintomas recentes, como febre, dor de cabeça e coriza, 287 pessoas submetidas ao teste rápido, sendo 238 com resultado negativo e 49 positivo (IgG ou IgM).
Outras medidas
Na quarta-feira (10), equipes da prefeitura realizaram desinfecção na Rua 14 de Julho, no Centro da Capital. Hoje, serão dedetizados os outros seis terminais: Bandeirantes, Morenão, Júlio de Castilho, Aero Rancho, Guaicurus e Moreninhas.
A desinfecção nos terminais teve início na segunda-feira (8), no General Osório, Nova Bahia e o Ponto de Integração Hércules Maymone. As ruas da Divisão e a Santa Quitéria, umas das principais vias da Região do Anhanduízinho, receberam a desinfecção na terça-feira (9).
Para os trabalhos são mobilizados servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).