Por Willams Araújo
O prefeito de Santa Rita do Pardo, Doutor Lúcio Costa, reuniu-se com a doutora Roberta Matias Dickel, referência do “Mais Médicos” em esfera nacional, para apresentar a situação que o município se encontra em relação ao desligamento do programa, no qual há cerca de um ano a população santa-ritense anseia incessantemente pela reimplantação.
A profissional tomou conhecimento da situação e se mostrou motivada em ajudar o município, e informou que não medirá esforços para que o programa volte à cidade.
Situação no país
Sem trabalho, mesmo diante da demanda emergente por causa da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), milhares de profissionais divulgaram recentemente manifesto cobrando a reincorporação de médicos brasileiros ao Mais Médicos e a imediata abertura de edital aos recém formados aptos a aderir ao programa.
De acordo com os profissionais, há mais de um ano o governo federal não abre processo de contratação pelo Mais Médicos, o que coloca “em estado de inércia os recém formados no exterior”, que, segundo o documento, também não podem “realizar provas de revalidação de diplomas como prevê nossa constituição desde o ano 2017”.
Criado em 2013, o programa Mais Médicos levou mais de 18 mil profissionais para os municípios do interior e periferias das grandes cidades do país. No entanto, a partir de 2016, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a iniciativa passou a ser gradativamente desmontada pelo governo Michel Temer.