Por Naiara Camargo
O governo do Estado decretou ponto facultativo neste feriado de Carnaval em Mato Grosso do Sul, porém, atividades essenciais continuam funcionando normalmente. O Disk-Covid e testagem nos drive-thrus são algumas delas.
“O atendimento será normal, sem nenhuma flexibilização e dentro das vagas já existentes”, afirma o Diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha.
Disk-covid
O Disk Covid é uma central de agendamentos de exames RT-PCR para detectar a Covid-19. O número para agendamento é o 0800 647 0911. A ligação é gratuita. O contato vale para as macrorregiões de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
Drive-thru
O Drive-thru é um sistema que realiza diagnósticos (RT-PCR) para detecção de Covid-19, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS). A pessoa, que está com suspeita de Covid, faz o exame sem precisar descer do carro. Indivíduos que comparecem com outros meios de locomoção, como bicicleta ou até mesmo a pé, serão atendidas da mesma forma.
O objetivo é tornar o processo do exame rápido, ágil e com segurança. O agendamento deve ser feito pelo Disk-covid.
Corpo de Bombeiros
A missão do CBMMS é preservar e salvar a vida dos sul-mato-grossenses, de modo a executar atividades de defesa civil, de combate à incêndios, de busca, prevenção, salvamento e socorro público, em situações de risco ou não. O número para contato é 193, em situações de urgência ou emergência.
Atualmente, o CBMMS tem 25 unidades operacionais instaladas em todo o Estado. O governo planeja investir em novas para agilizar serviços públicos. Novas unidades do BM estão sendo construídas em Bonito, Bela Vista, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia e Rio Brilhante.
Além disso, novos militares (soldados e oficiais), que estão na academia, devem se formar ainda neste ano. Outros, ainda estão sendo convocados para entrarem na academia.
Atividades de janeiro
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou 13.368 atendimentos no mês passado, sendo um número 14% maior em relação ao mesmo período de 2020, que foi de 11.711.
De acordo com a corporação, foram registrados 6.143 resgates e salvamentos; 180 incêndios; 1.842 pessoas salvas e 7.045 atividades de prevenção. Ainda no mês passado, bombeiros militares cumpriram a força-tarefa de distribuição de vacinas anti Covid para o interior do Estado.
As forças de segurança conseguiram atender a distribuição a todos os 79 municípios do MS em um prazo inferior de 24 horas”, afirma Marcello Fraiha, Diretor de Saúde, Coronel e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES.
“O Corpo de Bombeiros Militar segue cada vez mais atuante nos trabalhos em benefício da população”, expressa o comandante-geral do CBMMS, Coronel Joílson Alves do Amaral.
Orientações
A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus. Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.
“Qualquer sintoma, não importa sua idade, se você é uma criança ou idoso. Vá a uma unidade de saúde”, pede a secretária adjunta.