Jorge Marin
O aplicativo de mensagens Telegram anunciou o lançamento de sua versão v7.1.1 na Google Play Store, com a inclusão de alguns recursos que vão tornar sua utilização mais prática e divertida: novos filtros de pesquisa, um botão “Permanecer Anônimo” para administradores de grupo, suporte para Comentários de Canal, além de efeitos de animações superlegais.
Filtros de pesquisa
Se você utiliza regularmente o Telegram, sabe que muitas vezes pesquisar mídias, links e arquivos no mensageiro é uma tarefa complicada. Os novos Filtros de Pesquisa irão permitir que você encontre, com mais facilidade, todos os conteúdos em guias específicas como mídias compartilhadas, links, bate-papos, arquivos, entre outros.
Combinadas com os filtros, essas informações permitirão buscas bem específicas, tipo “mensagens com um link, enviadas em fevereiro de 2016, contendo a palavra ‘tecnologia’”.
Administradores anônimos de grupos
Outra característica marcante do Telegram é que o seu conteúdo é mantido em nuvem com o compromisso expresso de jamais ser divulgado.
Ao incluir a configuração “Permanecer Anônimo” nos direitos do Administrador de grupos, a ideia é que uma convocação para uma manifestação pela paz, por exemplo, possa ser postada de forma anônima, com a assinatura no chat em nome do grupo.
Comentários de canal
A nova atualização do Telegram traz um novo botão de comentários que permite que você comente em grupos de discussão, mesmo que não seja membro. Todos os comentários de uma postagem aparecerão num tópico próprio e também no grupo de discussão dentro dos canais.
Para os não-membros, uma notificação será enviada sempre que alguém responder aos seus comentários, através de um novo chat chamado “Respostas”.
Novas animações e emojis
As novidades trazidas pela atualização incluem animações para expandir ou ocultar teclado, alternar entre temas diurnos e noturnos, e pop-ups para excluir mensagens, alterar notificações e outros. Os emojis estão superanimados. Veja abaixo.