Da Redação
Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, anunciaram resultado de pesquisa que aponta o dexametasona, um esteroide que tem efeito anti-inflamatório, como a primeira droga que comprovadamente reduz a incidência de mortes pela Covid-19.
Conforme os resultados apresentados pelos britânicos, houve redução de um terço das mortes pela doença em pacientes em estado grave, que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o dexametasona.
Professor da Universidade de Oxford e co-líder do teste conhecido como Recovery, Martin Landrey, o benefício foi notado apenas em pacientes que precisavam do auxílio respiratório.
“Este é um resultado que mostra que, se pacientes que têm Covid-19 e estão ligados a ventiladores ou no oxigênio recebem dexametasona, isso salvará vidas, e o fará a um custo notavelmente baixo”, disse.
Outro pesquisador que participou da pesquisa, Peter Horby, afirma que o dexametasona é o “único remédio até agora que reduziu a mortalidade” significativamente.
Ministério de Saúde do Reino Unido confirmou que vai incluir o medicamento, de baixo custo, no tratamento da Covid-19. Organização Mundial da Saúde ainda não se pronunciou sobre os resultados do estudo.
Atualmente, não há medicamentos ou vacinas aprovados contra a doença causada pelo coronavírus, que já matou mais de 430 mil pessoas em todo o mundo.