Assessoria
O prazo de pagamento dos tributos de empresas enquadradas no Simples Nacional foi prorrogado em todo o Brasil por determinação do presidente Jair Bolsonaro.
A medida, defendida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), pode dar fôlego ao caixa das empresas diante deste momento de baixa atividade econômica causada pela quarentena do novo coronavírus.
Em Mato Grosso do Sul, 60 mil empresas podem ser beneficiadas pela medida, sendo 33 mil delas cadastradas no Simples Nacional e outras 26 mil optantes do MEI (Microempreendedores Individuais).
Lembrando ainda que para os Microempreendedores Individuais, os tributos federal (INSS), estadual (ICMS) e municipal (ISS) ficam prorrogados por seis meses, sendo que os vencimentos de abril ficarão para outubro de 2020, os de maio vão vencer em novembro e os de junho em dezembro.
Para os optantes do Simples Nacional, o ICMS e o ISS também ficam prorrogados por três meses, sendo que o que venceria em abril fica para julho, de maio vai vencer em agosto e de junho em setembro. Para estes, os tributos federais serão prorrogados por seis meses a contar de abril.