Por Mariana Fonseca
Cuidar das finanças, gerir pessoas, criar soluções, negociar com fornecedores, acessar clientes e manter a própria saúde mental. Os desafios das empresas de tecnologia diante da pandemia causada pelo novo coronavírus são muitos. Mas algumas perguntas específicas povoam a mente dos empreendedores: por exemplo, como estruturar o home office e quais são os benefícios oferecidos a empresas pelos governos federal e estadual.
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) realizou um levantamento das principais dúvidas desses empreendedores durante a pandemia. A pesquisa foi feita entre o final de março e o começo de abril com 93 startups, scaleups e negócios consolidados com sede em Santa Catarina e atuação em todo o Brasil.
O estudo mapeou as principais demandas das empresas de tecnologia e está norteando as próximas ações da entidade. A ACATE baseou as perguntas com base no seu próprio plano de ação contra o Covid-19. São sete eixos de atuação: financeiro; trabalhista; tributário; soluções tecnológicas; renegociação com fornecedores; acesso ao mercado; e saúde mental e boas práticas.