Assessoria
O comércio de Campo Grande retoma as atividades a partir desta segunda-feira (6), porém, com horário reduzido. A frota de ônibus, que nas últimas duas semanas apenas atendeu a pessoas que atuam na área da saúde, com objetivo de frear o avanço do novo coronavírus, terá 250 veículos circulando pelas ruas da cidade. Em um dia normal, o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, disse que o número chegava a 450.
Os ônibus terão horário de funcionamento será das 5h às 21h30 (de MS). Segundo a prefeitura, todos os passageiros deverão entrar pela porta da frente (dianteira). Desta forma, assim que os assentos tiverem cheios, ninguém mais poderá entrar nos veículos. A medida deve ocorrer tanto dentro dos terminais como em outras localidades.
O Ministério Público do Trabalho já fez recomendações para garantir a segurança dos trabalhadores e passageiros, como não poder andar em pé – todos terão de estar sentados. Outro ponto exigido foi em relação à higienização das frotas a cada volta e ao início das atividades do dia seguinte.
Conforme o presidente, algumas linhas continuarão a passar pela praça Ary Coelho, enquanto que outras terão itinerário normal retomado e uma parte ainda terá um trajeto diferenciado neste período, saindo diretamente dos bairros para o centro da cidade.
Atendimento presencial
Decreto da prefeitura de Campo Grande autoriza, a partir de segunda-feira (6), o retorno ao atendimento presencial de oficinas mecânicas, elétricas, concessionárias de veículos, floriculturas, livrarias, além do comércio varejista de um modo geral, lojas de roupas, confecções, armarinhos, eletrodomésticos, além de toda área de serviços (escritórios de contabilidade, imobiliárias, advocacia).
Já no próximo dia 13 serão reabertos o mercadão e o camelódromo. No entanto, os responsáveis terão de apresentar um Plano de Contenção de Riscos (biossegurança), que deve demonstrar como se dará a adoção de medidas eficazes para evitar a disseminação do vírus no seu funcionamento. Com G1.