Agência Sebrae de Notícias
Com a pandemia do Coronavírus, a startup paranaense Wishers surge com o propósito de incentivar atividades off-line, para serem realizadas em casa. Profissionais de diversas áreas, credenciados no aplicativo, oferecem atendimentos, shows virtuais, aulas personalizadas, bate papo, entre outros. Ao acessar o aplicativo Wishers, que é gratuito e disponível para o sistema Android e IOS, o usuário encontra descontos em produtos e serviços.
Com o objetivo de auxiliar o comércio neste período da pandemia, o aplicativo zerou durante o mês de abril as mensalidades e taxas de todas as empresas que estão trabalhando com delivery. Por outro lado, o usuário pode registrar seus eventos e/ou participar dos que já estão gravados na plataforma, como a prática de um ato voluntário, doação de sangue ou de alimentos, entre outros.
“Essa gamificação faz com que o usuário acumule pontos conforme participe de atividades off-line. O interessante é que toda a vez que ele fizer uma compra em um estabelecimento credenciado, parte do valor pago é destinado a projetos sociais selecionados pelo app”, comenta o empresário e fundador da Wisher, José Ruiter Junior.
Para minimizar riscos aos usuários, é necessário se cadastrar no aplicativo, que solicita dados como e-mail, telefone, foto, entre outros. A foto do usuário é validada pelo sistema, portanto não pode ser fake. Para diminuir as chances de um perfil falso, o aplicativo disponibiliza um canal de denúncias. Toda vez que uma denúncia é feita e validada, o usuário ganha 20 pontos para trocar por descontos nos estabelecimentos credenciados.
A ideia inicial do aplicativo surgiu em 2018, no curso de Administração, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), quando acadêmicos foram instigados a criar soluções para problemas reais. “Neste dia constatei que alguns colegas de turma deixaram de ir a uma festa por falta de companhia. Isto foi o start para minha ideia”, diz.
Na época, o empresário conta que criou um protótipo do produto e, conforme novos dados eram publicados pela mídia como, por exemplo, o alto índice de depressão entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, que cresceu 150% entre 2015 e 2018, novos investimentos foram feitos no aplicativo.
O programa de pré-aceleração de startups do Sebrae/PR foi fundamental para a validação da ideia, conforme explica o empresário, idealizador e fundador da Wishers.app. “As mentorias e consultorias sobre a formatação da ideia, a metodologia de validação, ações de marketing, entre outros, ajudaram muito. Em 2019, já participando de outro programa do Sebrae/PR, solidifiquei ainda mais meus conhecimentos, com mentorias mais focadas e que ajudaram a expandir meus conhecimentos e aumentar meu networking”, avalia.
Inicialmente, o Wishers.app tem como foco a cidade de Ponta Grossa, mas a ideia é expandir para outras municípios do estado, conforme a demanda.
Para a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, a Wishers entrou no mundo das startups para crescer e se consolidar. “É o exemplo de quem encontrou oportunidades em meio à crise ocasionada pelo Coronavírus, conectando usuários e profissionais de diferentes áreas”, frisa.