Por Ricardo Campos Jr
A quantidade de estabelecimentos e pessoas que violaram o toque de recolher entre domingo e segunda-feira (30) bateu recorde em Campo Grande. Guardas municipais tiveram que orientar o fechamento de 70 pontos comerciais e mandaram 172 cidadãos para casa.
Para evitar colapso no sistema de saúde motivado pelo novo coronavírus, a Prefeitura tem adotado medidas de isolamento social desde 18 de março, quando as escolas da rede municipal foram suspensas.
Com objetivo de manter a população em casa, entrou em vigor no dia 23 o toque de recolher. A medida estabelece que ninguém circule pelas ruas da cidade sem necessidade.
Inicialmente o período era das 22h às 5h. Contudo, o prefeito Marcos Trad Filho (PSD) decidiu antecipar para 20h o período em que todos devem obrigatoriamente ficar em casa.
A exceção é apenas para acessar serviços essenciais, como saúde e segurança pública, desde que o cidadão se desloque sozinho para unidade de saúde, supermercados e trabalhadores desses serviços. Também fica proibida nesse período a circulação em praças abertas – já que parques e praças gradeadas estão fechadas.
Segundo a Guarda Municipal, nenhum dos estabelecimentos e pessoas abordadas desde ontem a noite resistiu às orientações. Alguns estabelecimentos do setor de alimentação fecharam as portas e seguiram atendendo pelo disque-entrega.
Houve ainda dois motoristas abordados que estavam com documentação irregular. Os automóveis foram apreendidos e encaminhados para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).