Por André Lopes
Na última segunda-feira (4), a empresa Facebook apresentou o logotipo que deve ser a marca da companhia controladora da rede social de mesmo nome, mas também de Instagram, WhatsApp, dentre outras iniciativas. O novo visual traz apenas a palavra “Facebook”, em uma fonte branda e reta. O GIF no início desta reportagem mostra como a marca exibe cores diferentes para representar os principais apps sob gestão da companhia — azul para o Facebook, verde para WhatsApp, e rosa para Instagram.
Segundo o site Bloomberg, o logotipo em sua forma completa será “do Facebook”. A intenção é informar às pessoas que os aplicativos têm “infraestrutura compartilhada” e “dependem das mesmas equipes”. “As pessoas devem saber quais empresas fabricam os produtos que usam”, disse à Bloomberg o diretor de marketing Antonio Lucio.
Contudo, parece que o novo logotipo também pode ser uma tentativa de fugir das leis antitruste, apresentando agora as empresas que foram adquiridas por Mark Zuckerberg como produtos gerenciados pelo Facebook, não diretamente atrelados ao site de mesmo nome.
Para alguns, a manobra visa ainda distanciar da empresa Facebook a má reputação da rede social Facebook. A Google fez uma jogada semelhante em 2015, mas simplesmente mudou o nome da marca “guarda-chuva”, que virou Alphabet. E assim reestruturou suas marcas para tornar o site Google algo como se fosse apenas um subsidiado.